top of page

Procissão de Panapaná, 2024

Procissão de Panapaná, 2024

Panapaná (substantivo feminino) é um termo de origem tupi que se refere a um bando de borboletas que migram em certas épocas, formando verdadeiras nuvens. A formação em bando é um fenômeno sazonal observado em quase toda a Amazônia na época de início da vazão das águas dos rios, no qual variadas espécies juntam-se num verdadeiro cortejo rumo a locais onde já aparecem solos ou bancos de areia expostos para encontrar sais minerais essenciais para o desenvolvimento e reprodução.

De modo semelhante a uma panapaná, aconteceu a vivência de caminhada às dunas da ilha de Santa Catarina neste verão onde, junto ao grupo de mulheres artistas do qual faço parte - Coletiva 7Mulheres, Florianópolis, SC - exploramos a natureza mística deste lugar surreal entre fina areia branca, lagoas forjadas pela agua da chuva, vegetação abundante e o mar abissal.

Busco neste trabalho valorizar a multiplicidade subjetiva, força criativa e resgate humano a partir do estar-viver em coletivo. Partilhar, há 6 anos, ideias, lutas, pautas sócio-culturais, elucubrações estéticas e o fortalecimento dos vínculos de amizade, que acreditamos essenciais, me engrandece como sujeito e artista.

Neste sentido, pensei em propor tais corpos livres e metamorfoseados em diversas espécies animais. Os substantivos coletivos que nomeiam os grupos de insetos, aves, peixes, moluscos e plantas foi o insight para os títulos das fotografias. Como sociedade retornar, ao menos nas utopias de nosso grupo, mais colaborativas pela sobrevivência saudável com o todo.

O hibridismo de linguagens relaciona-se à minha formação visual e às muitas referências na história da arte. Este trabalho media entre a fotografia, a literatura fantástica e a pintura. Contudo, mais do que uma aproximação com a foto-pintura do século XIX e inicio do XX, minha pesquisa aponta na cena pictórica, na construção dos planos e espacialidades, na criação das veladuras, na efervescência das cores e seus símbolos.

(em processo...)

fotografia autoral • arte

bottom of page