© 2019 by Ana Sabiá 

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • You Tube

Madonnas Contemporâneas, 2012-13

Série fotográfica que investiga com mulheres/mães a temática da maternidade nas interfaces da arte, da filosofia, da antropologia e da psicologia social.
A partir da elaboração de retratos em um cenário com um elemento em comum, um varal de roupas, foram colocados objetos, especialmente selecionados pelas retratadas, que servem de canais simbólicos na intenção de comunicar suas experiências, expectativas, medos, frustrações, questionamentos e subjetivações numa proposta  relacional ética-estética-polìtica com mulheres que se apropriam e transformam a maternidade na contemporaneidade.
A família contemporânea é compreendida também em sua diversidade que transborda os papéis sociais tradicionais de pai, mãe e filhos. As novas configurações de família abarcam tanto aqueles modelos tradicionais, como também casais homoparentais, filhos biológicos ou não e principalmente, neste ensaio, a construção de famílias no qual as mulheres-mães e seus filhos e filhas são protagonistas de suas histórias. Projeto Fotográfico que deu origem à pesquisa acadêmica de mestrado em Psicologia Social, na Universidade Federal de Santa Catarina (2013-2015). ​
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134955