ANA SABIÁ
O GABINETE DE CURIOSIDADES da srª. M.N., 2022
O gabinete de curiosidades da Srª. M.N. (em processo), 2022
Gabinete de curiosidades (ou quarto das maravilhas) podem ser considerados como precursores dos museus de historia natural e artes, e formaram entre os séculos XVI e XVII, durante viagens exploratórias européias, as diversas coleções de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animal, vegetal e mineral; além das realizações humanas. Foram importantes para muitas descobertas da ciência moderna ainda que, simultaneamente, considerassem opiniões e crendice popular (como amostras de sangue seco de dragão ou ossaturas de animais míticos). As coleções eram organizadas em quatro categorias nomeadas em latim: artificialia, naturalia, exotica, scientifica.
O Gabinete de curiosidades da Srª. M.N. busca apresentar a ‘coleção de maravilhas’ da senhora Maria-Ninguém, mulher que transmuta, em si mesma, em cada célula e sonho, uma vastidão de coleções: de etnias, de línguas, de dúvidas, de amores, de escolhas, de opressões, de lutas.
A senhora M.N., exploradora de sua própria alma, embrenha-se em companhia, geralmente de um livro ou música, na sua recôndita caverna na qual habitam seres mágicos e sensíveis. A pesquisa de campo é delicada porém sofisticada pelos meandros do afeto e da escuta. Os seres, quando encontrados, em tempos variados e variáveis, de acordo com grau de maturação ou fascínio, não temem a interação, ao contrário, saem de suas obscuridades em luminescências fulgurantes. A Srª M.N., no frenesi de dar a ver suas descobertas, convoca então os seus grupos, continuidade dos quatro elementos, metamorfoses de tudo que nasce e habita os corpos e fantasias imemoriais.